Enquanto a Sony anuncia inovações para o seu PlayStation 3 a Microsoft prefere manter tudo em sigilo, Robbie Batch, presidente da divisão de entretenimento da Microsoft (setor que abriga o Xbox 360) falou um pouco sobre a possível oitava geração de consoles, o Xbox 720.
Bach se recusou a confirmar qualquer tipo de rumor de que a companhia já estaria trabalhando em um novo console chamado Xbox 720, mas reconheceu alguns dos prováveis problemas no que tange o processo de sucessão do Xbox 360.
O executivo não vislumbra dias fáceis pela frente no que toca à concepção da próxima geração de videogames da Microsoft e, para além disso, afirma que esta geração ainda terá um ciclo de vida bem maior do que experimentada pelo Xbox original.
Bach disse: “Lançar algo mais rápido e mais bonito não vai ser suficiente. O ciclo de vida para esta geração de consoles, e não me refiro apenas ao Xbox 720, mas também ao Wii e PS3, será maior do que o das gerações anteriores”.
Ou seja, o novo Xbox 720 se manterá por muito mais tempo do que o Xbox 360 no mercado. Portanto, deve ser algo realmente bom, ou poderá determinar um grande fracasso, caso o Wii e o PS3 forem bons demais.
Segundo Bach, outro fator que será determinante para este salto será a situação econômica mundial, visto que os consumidores não estão mais tão receptivos a compras de “luxo” por conta do período de crise que enfrentamos.
“Queremos ter a certeza de que quando a economia começar a se recuperar estaremos bem posicionados”.
Portanto, aí temos muitas coisas boas: um video-game que (como todo lançamento) deverá ser bastante inovador, um valor que precisará ser pouco custoso e diversão para caramba!